Pesquisar este blog

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

DESTAQUE EM SAÚDE: FIBROMIALGIA


Fibromialgia

O que é:
Refere-se a uma condição dolorosa generalizada e crônica. É considerada uma síndrome porque engloba manifestações clínicas como: dor, fadiga e indisposição.

O que causa:
A causa da fibromialgia é desconhecida, porém fatores genéticos podem influenciar seu desenvolvimento.

Quem pode ser atingido:
A fibromialgia é mais frequente no sexo feminino, que corresponde a 80% dos casos.

Sintomas:
A fibromialgia pode estar associada à fadiga intensa (síndrome da Fadiga Crônica), à irritação intestinal (síndrome do cólon irritável), à dor de cabeça (cefaleia), a condições que causam o movimento involuntário das pernas durante o sono (síndrome das pernas inquietas) e à presença de irritabilidade na bexiga.

Cuidados e precauções:
A fibromialgia não deve ser encarada como uma doença que necessita de tratamento, mas sim como uma condição clínica que requer controle. Isso porque, na pessoa predisposta, suas manifestações ocorrem ao longo da vida, na dependência de uma gama de fatores físicos e emocionais. Nesse contexto, as manifestações devem ser tratadas na direta proporção de sua gravidade.

Como prevenir:
Uma informação não menos importante, é o olhar para o que vai no prato. Quem apresenta quadros de dores crônicas, como no caso da fibromialgia, precisa de proteína, ferro, cálcio e vitaminas do complexo B. Os medicamentos costumam dificultar a absorção desses nutrientes e essa carência pode estar relacionada ao aumento do desconforto generalizado.

Que Médico Procurar: Reumatologistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário