Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

BOAS FESTAS!!

A R.Pharma, deseja a todos os seus clientes e amigos, um ano novo repleto de saúde, paz, harmonia, alegria e muito sucesso!
Que em 2012, possamos estar juntos novamente e que seja um ano repleto de boas realizações!
Grande abraço a todos!

Equipe R.Pharma
Luis Fernando O. Reino

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

DESTAQUE EM SAÚDE: FIBROMIALGIA


Fibromialgia

O que é:
Refere-se a uma condição dolorosa generalizada e crônica. É considerada uma síndrome porque engloba manifestações clínicas como: dor, fadiga e indisposição.

O que causa:
A causa da fibromialgia é desconhecida, porém fatores genéticos podem influenciar seu desenvolvimento.

Quem pode ser atingido:
A fibromialgia é mais frequente no sexo feminino, que corresponde a 80% dos casos.

Sintomas:
A fibromialgia pode estar associada à fadiga intensa (síndrome da Fadiga Crônica), à irritação intestinal (síndrome do cólon irritável), à dor de cabeça (cefaleia), a condições que causam o movimento involuntário das pernas durante o sono (síndrome das pernas inquietas) e à presença de irritabilidade na bexiga.

Cuidados e precauções:
A fibromialgia não deve ser encarada como uma doença que necessita de tratamento, mas sim como uma condição clínica que requer controle. Isso porque, na pessoa predisposta, suas manifestações ocorrem ao longo da vida, na dependência de uma gama de fatores físicos e emocionais. Nesse contexto, as manifestações devem ser tratadas na direta proporção de sua gravidade.

Como prevenir:
Uma informação não menos importante, é o olhar para o que vai no prato. Quem apresenta quadros de dores crônicas, como no caso da fibromialgia, precisa de proteína, ferro, cálcio e vitaminas do complexo B. Os medicamentos costumam dificultar a absorção desses nutrientes e essa carência pode estar relacionada ao aumento do desconforto generalizado.

Que Médico Procurar: Reumatologistas.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Dicas para manter a pele hidratada durante todo o inverno


Banho: No inverno, tomar banho frio é uma idéia que não deve passar pela cabeça da maioria das pessoas, portanto, vale alertar que os banhos devem ser mornos e rápidos. Um banho por dia, com sabonete neutro ,é o suficiente.

Limpeza: A limpeza é fundamental antes de qualquer hidratação. Portanto, o mais indicado é fazê-la duas vezes por dia, uma pela manhã e a outra à noite, com sabonete neutro ou uma loção de limpeza.
Esfoliação: Como a pele do rosto em geral é mais oleosa que a do corpo, o mais indicado é fazer esfoliação apenas uma vez por semana no rosto e uma a cada 15 dias no corpo.

Hidratação: É indicado fazer duas vezes por dia: uma pela manhã e a outra à noite.

Cosméticos: Os produtos disponíveis no mercado  utilizados para hidratar a pele, são  aqueles que contém uréia, ácido hialurônico, lactato de amônia e vitaminas C e E.

Alimentação: Deve ser rica em frutas, verduras, legumes e proteínas. Beber muito líquido também é fundamental, de preferência água, sucos naturais e chás.

Filtro solar: Vento frio e sol costumam ressecar a pele. Para evitar seus efeitos nocivos, um bom hidratante, contendo filtro solar com fator de proteção 15 deve ser utilizado diariamente pelo menos nas áreas expostas.

Óleos: Eles ajudam a forma da camada protetora, que evita que a água se perca, mas não hidrata a pele. Portanto, é necessário que seu uso seja combinado ao de produtos hidratantes.

Blitz de beleza: O inverno também é a época ideal para tratar as rugas. Cremes à base de ácidos que causam esfoliação, renovação da pele e estimulam a proliferação de fibras elásticas e colágeno são os indicados. Este tipo de tratamento deve ser feito com a orientação de um médico dermatologista, sendo indicado de acordo com as características da pele de cada pessoa.

Manter a pele hidratada não é nenhum "bicho de sete cabeças", e os cuidados diários de limpeza e hidratação da pele com produtos de qualidade são fundamentais para mantê-la sempre saudável e bonita.  Porém, você também deve ter uma boa alimentação e beber líquidos.

A importância da Hidratação da pele durante o inverno.


Não é apenas no Verão que se deve ter cuidado com a hidratação da pele. 
No Inverno, a pele também necessita de cuidados especiais. Afinal,  o rosto é o que mais sofre  com o frio. Certamente você não vai querer antecipar as rugas e as marcas de expressão... Acontece que um rosto bem hidratado apresenta uma boa elasticidade, já a pele desidratada é flácida e enrugada.
A pele é uma barreira de proteção do organismo. Possui na sua superfície uma mistura de sebo, gordura e suor, conhecido como manto hidrolipídico, que, além de evitar a perda de água , ajuda a defender a pele de infecções por fungos e bactérias.
No inverno, a transpiração e a produção de suor e sebo diminuem, refletindo em uma menor lubrificação natural da pele. Para obter uma hidratação perfeita, o primeiro passo é identificar o tipo de pele.

Conhecendo os tipos de pele:

Pele normal: caracteriza-se pelo equilíbrio de água e óleo, portanto não é nem oleosa nem ressequida. Porém, tende a ser mais ou menos oleosa ou seca, por isso é importante reconhecer a diferença para  a escolha dos cremes e hidratantes mais indicados.
Assim, as peles normais com tendência à seca devem ser tratadas com cremes hidratantes. Os cremes têm maior quantidade de óleo e fixam bem a água. Já as mulheres com peles normais tendendo à oleosa devem usar gel hidratante, pois não têm óleo.

Pele seca: caracteriza-se pela falta de água. Assim, o tratamento da pele seca depende da quantidade de água que tem. As peles muito secas devem ser tratadas com cremes.

Pele oleosa: é desequilibrada devido ao excesso de óleo, por isso devem ser hidratadas com soluções específicas. As mulheres com este tipo de pele não devem usar hidratantes que contenham óleo.

Para se conseguir uma boa ação do hidratante, a pele tem que estar limpa, portanto, a atenção neste quesito deve ser redobrada, mas é preciso prestar atenção para que a limpeza exagerada não tire o manto hidro-lipídico, a camada de gordura da pele.