Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Amêndoas previnem diabetes e problemas cardíacos

Alimento aumenta sensibilidade à insulina e reduz o mau colesterol, diz estudo

Revista Veja

Item praticamente obrigatório no cardápio das festas de final de ano, a amêndoa tem propriedades que protegem o corpo contra o diabetes tipo 2 e as doenças cardíacas. É o que mostra um estudo americano publicado na última edição do periódico especializado Journal of the American College of Nutrition.
Pesquisadores da Universidade de Medicina e Odontologia de New Jersey tornaram rica em amêndoas a dieta de 65 voluntários, todos adultos e em estado pré-diabético, ou seja, com nível de glicose maior do que o normal e, portanto, com maior risco de desenvolver a doença.
Após a mudança no cardápio, os médicos verificaram nos pacientes um aumento da sensibilidade à insulina, o que reduz a produção de açúcar no fígado. A insulina é o hormônio responsável pela quebra dos açúcares no sangue, deficiente nos organismos dos diabéticos. Os voluntários apresentaram também uma significativa redução dos níveis de LDL, o chamado mau colesterol, no sangue.
Estima-se que existam dez milhões de diabéticos no Brasil. O diabetes tipo 2 responde por 90% a 95% dos casos da doença no mundo. Vítimas dessa doença têm falhas na produção de insulina ou menor capacidade de usar o hormônio para quebrar a glicose e a gordura, transformando-as em energia. Soltas no organismo, glicose e gorduras danificam os órgãos.
“Uma mudança de dieta é promissora para aqueles que têm riscos de desenvolver diabetes tipo 2 e problemas cardiovasculares. Ela pode ter influência essencial no desenvolvimento da doença”, declarou a líder do estudo, Michelle Wien, ao jornal britânico Daily Mail.

 

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Anfarmag considera precipitada proibição da Anvisa para manipulação da Caralluma

A Anfarmag - Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais - considera precipitada e sem fundamento legal a suspensão de vendas e a proibição para manipulação da Caralluma Fimbriatta determinada pela ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
   
As farmácias atendem á regulamentação sanitária, adquirem insumos de fornecedores qualificados mediante documentação de regularidade junto aos órgãos reguladores e só utiliza matérias primas acompanhadas de Certificados de Qualidade do fabricante e distribuidor.
   
Além disso, conforme a regulamentação sanitária os próprios estabelecimentos realizam análises de insumos, além de fazer uma análise em laboratórios externos. Estes distribuidores autorizados pela ANVISA distribuem insumos sintéticos, fitoterápicos e  nutracêuticos seguindo suas regulamentações específicas. E mais: nas farmácias de manipulação este nutracêutico é dispensado com a devida orientação farmacêutica.
   
Para a entidade, a decisão da ANVISA resulta de pressão feita por programa de uma emissora de TV de grande audiência que mostrou a  dificuldade do trabalho da vigilância sanitária com o produto industrializado Divine Chen. A Caralluma estava anexada à história sem relação de nexo.
   
A entidade vai adotar as medidas cabíveis para defender o interesse de seus associados, correspondente a 2/3 das 7.800 farmácias magistrais do país.
   
ANFARMAG

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Radiação Infravermelha e Calor: Proteja-se!

Você já ouviu falar na radiação Infravermelha (IV)? Assim como a ultravioleta, ela é emitida pelo Sol. Quando ficamos muito tempo expostos à luz solar, a pele tende a aquecer. Tal fenômeno está relacionado com a radiação IV. Já foi provado por cientistas que o calor gerado por este tipo de radiação também causa malefícios para a nossa pele. Por isso, fique atento e peça formulações com proteção contra a radiação IV!
Converse com seu farmacêutico!

segunda-feira, 19 de julho de 2010

As Duas Pulgas

 Duas pulgas estavam conversando e então uma comentou com a outra:
- Sabe qual é o nosso problema?  Nós não voamos, só sabemos saltar.  Daí nossa chance de sobrevivência quando somos percebidas pelo cachorro é zero. É por isso que existem muito mais  moscas do que pulgas.
E elas contrataram uma mosca como consultora, entraram num programa de reengenharia de vôo e saíram voando.
Passado algum tempo, a primeira pulga falou para a outra:
- Quer saber? Voar não é o suficiente, porque ficamos grudadas ao corpo do cachorro e nosso tempo de reação é bem menor do que a velocidade da coçada dele. Temos de aprender a fazer como as abelhas, que sugam o néctar e levantam vôo rapidamente.
Elas contrataram o serviço de consultoria de uma abelha, que lhes ensinou a técnica do
chega-suga-voa. Funcionou, mas não resolveu. A primeira pulga explicou por quê:
- Nossa bolsa para armazenar sangue é pequena, por isso temos de ficar muito tempo sugando.
Escapar, a gente até escapa, mas não estamos nos alimentando direito. Temos de aprender como os pernilongos fazem para se alimentar com aquela rapidez.
E um pernilongo lhes prestou uma consultoria para incrementar o tamanho do abdômen.
Resolvido, mas por poucos minutos.
Como tinham ficado maiores, a aproximação delas era facilmente percebida pelo cachorro, e elas eram espantadas antes mesmo de pousar.
Foi aí que encontraram uma saltitante pulguinha:
- Ué, vocês estão enormes! Fizeram plástica?
- Não, reengenharia. Agora somos pulgas adaptadas aos desafios do século XXI. Voamos, picamos e podemos armazenar mais alimento.
- E por que é que estão com cara de famintas?
- Isso é temporário. Já estamos fazendo consultoria com um morcego, que vai nos ensinar a técnica do radar. E você?
- Ah, eu vou bem, obrigada. Forte e sadia.
Era verdade. A pulguinha estava viçosa e bem alimentada.
Mas as pulgonas não quiseram dar a pata a torcer:
- Mas você não está preocupada com o futuro? Não pensou em uma reengenharia?
- Quem disse que não? Contratei uma lesma como consultora.
- O que as lesmas têm a ver com pulgas?
- Tudo. Eu tinha o mesmo problema que vocês duas. Mas, em vez de dizer para a lesma o que eu queria, deixei que ela avaliasse a situação e me sugerisse a melhor solução. E ela passou três dias ali, quietinha, só observando o cachorro e então ela me deu o diagnóstico.
- E o que a lesma sugeriu fazer?
- "Não mude nada. Apenas sente no cocuruto do cachorro. É o único lugar que a pata dele não al-cança".

MORAL DA HISTÓRIA:
Você não precisa de uma reengenharia radical para ser mais eficiente.

Muitas vezes, a GRANDE MUDANÇA é uma simples questão de REPOSICIONAMENTO.

Pense nisso. Sucesso!

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Tratamento fitoterápicos : aposte na eficácia das ervas

A Fitoterapia faz parte da Medicina Alternativa, que trata as pessoas de maneira holística, o que significa considerar a pessoa como um todo, envolvendo características físicas, mentais, emocionais e espirituais. Vivemos entre duas emoções: amor e ódio.

O amor atrai, simpatiza, constrói. O ódio afasta, antipatiza, destrói. O amor se faz acompanhar de um estado afetivo de conotação agradável - nos causa prazer - e o ódio, ao contrário, de um estado afetivo de conotação penosa, nos causa dor.

Há poucos anos, os cientistas descobriram que o sistema imunológico está intimamente relacionado com a mente e o sistema nervoso. Encontraram receptores para neurotransmissores em células do sistema imunológico e descobriram novas substâncias produzidas e liberadas pelo cérebro e que são importantes no alívio da dor: as endorfinas e as encefalinas. Demonstraram que o sistema imunológico é ativado pelo cultivo das emoções positivas, e que as emoções perturbadoras tornam o corpo vulnerável às doenças.

A risada relaxa as artérias, melhora a circulação e beneficia a reação imunológica. Além disso, estimula a produção de adrenalina, o que ocasiona mais irrigação nos tecidos, que recebem mais oxigênio, trazendo inúmeros benefícios. Assim, é necessário combatermos a depressão, o estresse, a ansiedade e outros problemas tão comuns nos dias de hoje.

As descobertas científicas extraordinárias sobre as plantas hoje, contribuem imensamente para comprovar as aplicações empíricas, tornando a Fitoterapia digna de maior crédito. Felizmente o homem está voltando a confiar nos recursos naturais, tanto para sua alimentação como para curar as suas enfermidades.

Muita gratidão devemos à sabedoria popular, aos nossos índios, a inúmeros pesquisadores e autores nacionais e estrangeiros, por tão importantes informações.

O poder das velhas conhecidas

ALECRIM: Emprega-se muito na debilidade cardíaca. Mostrou-se muito eficaz no tratamento da região do peito, melhorando o fluxo de energia vital, na região do coração, pulmões, brônquios, braços e mãos. Tônico do coração e do estômago, combate gases, males do fígado, rins e intestinos, estados nervosos e histéricos; Antisséptico. É indicada para tratamento de asma, bronquite, depressão física e mental, artrite, bursite, insuficiências cardíacas e renal. O óleo das flores, em massagens leves, alivia dores reumáticas. No vaso, traz alegria para a casa. Ajuda a desenvolver a percepção extrassensorial.

AMORA: Excelente para regular a disfunção hormonal.

ARRUDA: A tintura de arruda deve ser usada com cautela e jamais por mulheres grávidas, por ser abortiva. Mostrou-se muito forte como tônico e estimulante do chakra sexual (vermelho) e em todo o sistema urogenital. Combate os vermes, impotência, anemia, fraqueza física nas pernas, varizes no sistema nervoso ciático. Pode ser utilizada em banhos de assento para pessoas que apresentam fungos ou bactérias na região genital. Promove a limpeza do chakra básico e a descarga de energias densas do corpo físico e astral. Pode ser borrifada em ambientes coletivos após festas e encontros que envolvam muita gente.

CHICÓRIA: Conhecida por "radicci" pelos italianos. Ótima salada. Utilizada para dores de estômago, fígado e rins, prisão de ventre, digestão difícil. É também um depurativo do sangue. Combate todo tipo de obstrução no organismo.

CONFREI: Erva rica em proteínas, ótimo fortificante, remineralizante, útil nas anemias, aumenta os glóbulos vermelhos. Ativa o crescimento das células, fortalece os tecidos da pele e os ossos. Combate inflamações internas e externas, fraqueza geral, hepatite e hemorróidas. Tem fácil penetração nos meridianos e sistemas nervosos que governam nossos órgãos. Cicatrizante de cortes, queimaduras e fraturas de ossos.

ERVA DE SÃO JOÃO: Além de anti-depressivo suave, tem a capacidade de cicatrizar feridas e úlceras de pele, sendo também útil nas cólicas e diarréias. Durante séculos foi considerada capaz de afastar os maus espíritos, sendo utilizada no tratamento de inúmeras doenças mentais.

GERVÃO: Combate dores do fígado e do estômago, prisão de ventre, estimulante, hemorróidas, hepatite, dispepsias, febrífugo e sudorífico. Por ser também um bom diurético, é empregado nas afeccções das vias urinárias. Observou-se também que estimula o sistema nervoso ciático, descongestionando-o e melhorando seus fluxo nervoso.

GUINÉ: Antivirótica. Excelente antigripal, dores de cabeça, enxaqueca, da vista, falta de memória, reumatismo, paralisia. Ajuda nas menstruações difíceis, é abortiva. Combate a sífilis, blenorragia e doenças venéreas. Tem grande poder de limpeza a nível astral, e sua irradiação, assim como a da arruda, aniquila seres de baixa frequência.

MANJERICÃO: Capaz de penetrar nos meridianos que governam a sensualidade (chakra laranja). Tem ação excitante. Indicado para expelir gases do estômago e do intestino. Excelente para todas as afeccções femininas. Duchas vaginais como antisséptico. Plantar no vaso em casa para atrair prosperidade.

PFAFIA: Ginseng brasileiro. Propriedades rejuvenescedoras, tônicas e estimulantes. Restabelece a vitalidade física, mental e genésica. Afrodisíaca. Utilizada para combater anemia, fraqueza orgânica e escorbuto. Combate também o stress e a falta de memória. Alimenta energéticamente os neurônios, dando-lhes maior fluidez cerebral. Afasta os sintomas da velhice, é considerada capaz de prolongar a vida, curando doenças dos pulmões e tumores. Tem ação sobre o esgotamento nervoso. Acredita-se que melhore o vigor sexual, o tônus muscular e da pele.

SETE-SANGRIAS: É usada contra febres, arteriosclerose, moléstias venéreas, furúnculos, sífilis, anemia, hipertensão arterial, palpitações cardíacas. É sudorífica, diurética, ajuda a emagrecer, alivia e fortifica o coração. Depurativa do sangue.

TANCHAGEM: É adstringente, combate inflamações dos ouvidos, dos olhos, da conjuntivite, das gengivas, da garganta, das amígdalas, da faringe, do estômago, dos instestinos, dos rins, da bexiga e das hemorróidas. Combate também gripes e resfriados. Tônica e depurativa. A tanchagem é ótima para pessoas que levam os sentimentos para o nível mental.
Fonte: O ESTADO DO PARANÁ – PR

sábado, 15 de maio de 2010

Câncer de Pele vs. Radiação Solar


A exposição solar é a principal causa de fotocarcinogênese, fotoenvelhecimento e fotossensibilidade.
O câncer da pele, para ambos os sexos, é o mais comum de todos os cânceres, correspondendo a cerca de 25% do total das lesões neoplásicas. Em sua forma mais letal, o melanoma maligno é o mais comum em pessoas de 25 a 29 anos, sendo responsável por 75% das mortes por câncer da pele e por 3% de todas as mortes por câncer. A radiação ultravioleta, presente nos raios solares e cabines de bronzeamento artificial, é o principal responsável pelo desenvolvimento do câncer da pele, atingindo, portanto, as regiões do corpo mais expostas à luz solar. A exposição crônica ao Sol contribui não só para o risco de desenvolvimento do câncer como também para o envelhecimento precoce da pele.

Importância da Fotoproteção

•    Prevenção do câncer de pele, do eritema solar e do fotoenvelhecimento;
•    Aumento dos números de câncer de pele;
•    Cada vez mais estudos comprovam os danos na pele gerados pela radiações ultravioletas, principalmente a UVA ;
•    Depleção da camada de ozônio por fluorclorocarbonos;
•    Segundo dados do INCA – Instituto Nacional de Câncer: o câncer de pele é o tipo de câncer mais frequente na população brasileira .


Estimativas para o ano 2008 de incidência de novos casos de câncer
de pele não melanoma por 100 mil habitantes*


 * Estimativas do INCA - Instituto Nacional de Câncer: Órgão do Ministério da Saúde do Brasil voltado para o controle e prevenção da neoplasia.

Então, use filtro solar!!!



Bibliografia:
Lautenschlager S, Wulf HC, Pittelkow MR. Photoprotection. Outpatient Clinic of Dermatology, Triemli Hospital, Zurich, Switzerland. Comment in: Lancet. 2007 Oct 27;370(9597):1481-2.
Okida F, Madalosso G, Souza TL, Pouza CET, Scaff A, Romiti N. Estudo da prevalência de casos de câncer da pele e análise da eficácia da proteção solar na prevenção de lesões causadas por radiação ultravioleta em uma amostra da população. An Bras Dermatol. 2001 jul./ago; 76(4):403-412.
Vielhaber G, Grether-Beck S, Koch O, Johncock W, Krutmann J. Sunscreens with an absorption maximum of > or =360 nm provide optimal protection against UVA1-induced expression of matrix metalloproteinase-1, interleukin-1, and interleukin-6 in human dermal fibroblasts. Symrise GmbH & Co. KG, Mühlenfeldstr. 1, D-37603, Holzminden, Germany. Photochem Photobiol Sci. 2006 Mar;5(3):275-82. Epub 2006 Feb 7.
Valencia A, Kochevar IE. Ultraviolet A induces apoptosis via reactive oxygen species in a model for Smith-Lemli-Opitz syndrome. Wellman Center for Photomedicine, Massachusetts General Hospital and Harvard Medical School, Boston, MA 02114, USA. Free Radic Biol Med. 2006 Feb 15;40(4):641-50. Epub 2005 Oct 25.

INCA – Instituto Nacional de Câncer. Disponível em:
< http://www.inca.gov.br/estimativa/2008/index.asp?link=conteudo_view.asp&ID=2>.Acessado em: 11/01/10.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Comer rápido faz mal?

A mastigação é ótima para a sua saúde, pois torna a digestão mais fácil e evita a sensação de má digestão. Mas nem todo muito mastiga antes de engolir... Se você é um deles, saiba que comer rápido demais, além de causar desconforto estomacal, aumenta a ingestão de calorias. Pesquisadores concluíram que pessoas que devoram os alimentos rapidamente acabam consumindo mais calorias do que quando se alimentam num ritmo mais lento. O motivo é o efeito da ingestão mais rápida da comida sobre a liberação de hormônios responsáveis pela sensação de saciedade.
Converse com seu farmacêutico, médico ou nutricionista

terça-feira, 27 de abril de 2010

Quer evitar a hipertensão? Faça sexo.

Pesquisa revela aumento na proporção de brasileiros com a doença


Essa é a dica que o ministro da saúde José Gomes Temporão dá como uma das alternativas para prevenir problemas de hipertensão. A afirmação foi feita durante entrevista coletiva em que ele apresentou dados que mostram um aumento na proporção de brasileiros com a doença.
Temporão brincou dizendo que, além das cinco porções diárias de frutas e hortaliças, as pessoas deveriam fazer sexo cinco vezes por dia ou por semana. E recomendou:
– Dancem, façam sexo, mantenham o peso, façam atividades físicas e, principalmente, meçam a pressão arterial.
De acordo com o levantamento, a proporção de brasileiros com hipertensão subiu de 21,5% em 2006 para 24,4% no ano passado. Entre pessoas com mais de 65 anos, 63,2% dizem sofrer de hipertensão. Os dados foram levantados por meio de 54 mil entrevistas feitas por telefone. 
A pessoa é considerada hipertensa quando a pressão arterial é igual ou superior a 14 por 9. A doença é causada pelo aumento na contração das paredes das artérias para fazer o sangue circular pelo corpo. Esse movimento acaba sobrecarregando vários órgãos do corpo, como coração, rins e cérebro. Se não for tratada, gera uma série de riscos à saúde, tais como derrame, entupimento das artérias e insuficiência renal.
Para evitar, siga algumas dicas essenciais:
:: controle o peso
:: não use sal em excesso
:: evite alimentos embutidos e ricos em gordura saturada
:: consuma mais frutas e vegetais frescos
:: não consuma bebidas alcoólicas em excesso
:: faça exercícios regularmente

sábado, 24 de abril de 2010

Tomate contra o câncer de próstata

O tomate está entre os alimentos mais consumidos no mundo. O fruto é rico em nutrientes, como a vitamina C, o potássio, o magnésio, a vitamina A e o betacaroteno. Porém, no tomate, destaca-se o licopeno, um carotenoide com ação antioxidante que ajuda na prevenção do câncer de próstata. Há diversos estudos mostrando os benefícios do licopeno em homens, sugerindo que dietas ricas deste nutriente podem prevenir em até 50% a chance de desenvolver o câncer de próstata.

Converse com nosso farmacêutico.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Frutas que reduzem pedras nos rins.

Uma boa dica para quem sofre de pedras nos rins é adicionar sucos de certas frutas – como limão e laranja – na sua alimentação diária. O suco de frutas cítricas é rico em citrato, que pode reduzir a formação de pedras de oxalato de cálcio (o tipo mais comum de pedra nos rins) e a diminuir a acidez da urina. Suco de laranja ou suco de limão diluído são as recomendações usuais para pessoas com pedras nos rins. Mas atenção: esses sucos podem ajudar, mas não substituem a medicação para evitar a formação de pedras nos rins.
Converse com seu farmacêutico

Soluções para a Caspa

Na medida em que os dias vão ficando mais frios, você certamente passa a perceber algumas diferenças nos cabelos.
No inverno, os vilões são o uso de secador, banho quente, entre outros fatores. O couro cabeludo no inverno altera sua produção de suor e oleosidade, o que pode levar ao aumento dos microrganismos associados ao aparecimento da caspa. Há diversas opções de ativos em shampoos que combatem esses microrganismos, deixando seu couro cabeludo mais saudável e livre da caspa!
Converse com seu farmacêutico. Consulte-nos!!

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Castanhas, nozes e peixe reduzem riscos de desenvolver Alzheimer, diz estudo.

 
Uma dieta rica em frutos oleaginosos (como castanhas, nozes e amêndoas), peixe e legumes diminui significativamente as chances de que uma pessoa desenvolva Alzheimer, segundo um estudo publicado na revista científica "Archives of Neurology".

Segundo o estudo, adultos cujas dietas incluíam mais frutos oleaginosos, peixe, aves, frutas e verduras e menos laticínios gordurosos, carne vermelha e manteiga apresentaram muito menos chances de sofrer de demência.

Influência

Os pesquisadores acreditam que o segredo esteja nos diferentes níveis de nutrientes específicos que essa combinação de alimentos oferece.

Por exemplo, dietas ricas em ácidos graxos (como Ômega 3), vitamina E e folatos (como o ácido fólico), mas pobres em gorduras saturadas, parecem ser as melhores.

Há muito se suspeita de que nutrientes podem influenciar os riscos de demência.

Os folatos reduzem os níveis do aminoácido homocisteína (que foi associado, em estudos anteriores, ao Mal de Alzheimer) na circulação sanguínea.

Da mesma maneira, a vitamina E pode oferecer proteção devido ao seu forte efeito antioxidante.

Por outro lado, ácidos graxos saturados e monoinsaturados podem aumentar os riscos de demência ao encorajar a formação de coágulos no sangue, dizem os pesquisadores.

É necessário adaptar nosso estilo de vida à medida em que ficamos mais velhos: fazendo exercícios regularmente, prestando atenção à nossa dieta e mantendo uma vida social ativa pode-se reduzir os riscos de demência.

Fonte: G1

segunda-feira, 12 de abril de 2010

O crime dos cigarros com sabor



O Brasil está fechando o cerco aos cigarros aromatizados. 
Assim como nos Estados Unidos e no Canadá, que barraram sua comercialização no ano passado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vem analisando a composição desses produtos e trabalha para comprovar a tese de que eles incentivam o consumo precoce, inclusive entre crianças, e causam mais dependência. O passo seguinte é pedir a proibição da venda no País. Hoje, eles são encontrados por aqui nos mais diversos sabores, do tradicional menta, passando pelo de cereja (o preferido das garotas), até chocolate e baunilha. 
E as ovidades não param de chegar. Há um mês, a Souza Cruz lançou um com cápsula de mentol no filtro, que, ao ser apertada, libera o sabor. “O jovem é atraído pelos aromas variados e vai se tornando dependente”, afirma a psiquiatra Célia Lídia da Costa, coordenadora do Núcleo de Apoio ao Tabagista do Hospital do Câncer A. C. Camargo de São Paulo. Segundo ela, ainda há poucos estudos sobre os saborizados, mas já se sabe que quem os consome fuma mais do que os adeptos do tradicional, já que o gosto da nicotina é camuflado. Pesquisa feita entre 2002 e 2005 pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), com a Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos, revelou que 44% dos estudantes brasileiros entre 13 e 15 anos que fumam regularmente preferem os aromatizados.

A pesquisa ouviu 13 mil alunos de 170 escolas de dez capitais brasileiras. “Os cigarros com sabor são uma alternativa para atrair novos fumantes,” afirma o diretor-geral do Inca Luiz Antônio Santini. “Daqui a pouco lançam até de cupuaçu”, critica o diretor da Anvisa José Agenor Álvares da Silva A agência, que registra esses produtos (são cerca de 20), está se baseando na lei canadense para criar uma regulamentação específica contra os aromatizados. 
O toxicologista André Luiz da Silva, da Anvisa, explica que os sabores são a arma mais poderosa para facilitar a dependência, já que derrubam as barreiras do gosto amargo e do cheiro forte do cigarro. “Vencidos esses impactos, a nicotina faz o resto, que é viciar.” Segundo ele, a menta, por exemplo, tem poder anestésico, que ameniza a irritação na garganta, e o chocolate, por sua vez, é um broncodilatador, aumentando a absorção da nicotina pelo organismo. 
Fonte: ISTO É

sábado, 10 de abril de 2010

Ampola capilar restauradora

Exclusiva Tecnologia Aminorepair com reparação intensiva da cutícula capilar.
A ampola capilar restauradora é um tratamento de choque para os cabelos, possui ativos que reparam, reestruturam e protegem o fio capilar.

AKOGEL: Gel 100% vegetal que confere hidratação e restaura a elasticidade natural dos fios asperos e ressecados.

POLIMEROS FUNCIONAIS: Sensorial altamente sofisticado aos fios capilares com reparação intensiva do substrato protéico danificado.

AMISOL TRIO:Possui propriedades particulares promovidas principalmente pelos fosfolipídeos, proporcionam alta afinidade do Amisol Trio por cabelos e pele, promovendo hidrataçao, reparação e maciez, com o famoso "toque fosfolipídico".

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Cafezinho após o almoço diminui risco de diabetes

Consumir ao menos uma xícara (125 ml) de café depois do almoço reduz os riscos de desenvolver diabetes tipo 2, aponta pesquisa desenvolvida por uma nutricionista da USP (Universidade de São Paulo). O trabalho foi publicado na revista "American Journal of Clinical Nutrition".

A pesquisadora usou dados de um estudo francês que acompanha quase 70 mil mulheres com idades entre 41 e 72 anos desde 1990. Para relacionar o consumo de café das voluntárias e a menor incidência de diabetes, comparou dados de 1993 a 2007.
"O consumo de café já foi ligado ao efeito protetor contra o diabetes tipo 2 em outros trabalhos. A diferença desta pesquisa é que relacionamos os horários da ingestão", explica a nutricionista Daniela Sartorelli, professora do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, autora do estudo.

As mulheres que consumiram café após o almoço tiveram risco 34% menor de ter diabetes. A proteção não foi encontrada naquelas que tomaram café em outro momento.
No período estudado, 1.415 participantes desenvolveram a doença. Entre as pacientes que tomaram no mínimo 125 ml de café na hora do almoço, 374 se tornaram diabéticas. O restante delas (1.051) não ingeria a bebida nesse horário ou a consumia em quantidades inferiores.

Versões cafeinadas ou não, com ou sem açúcar apresentaram os mesmos benefícios. "Mas 60% delas consumiam sem açúcar e, quando o adicionavam, era em quantidade bem menor do que aqui no Brasil", ressalta a nutricionista.

Segundo a pesquisadora, apesar de o estudo ter sido realizado somente com mulheres, provavelmente os resultados podem ser extrapolados para os homens, já que outros estudos que relacionaram café e diabetes foram realizadas com ambos os sexos. Ainda não é possível, no entanto, apontar por quais mecanismos a bebida protege contra a doença.

Para Sartorelli, uma possível explicação é a menor absorção de ferro causada pela ingestão da bebida. "Indivíduos com estoque de ferro aumentado têm risco maior de desenvolver diabetes. Esse fator poderia proteger a pessoa, se a maior quantidade de ferro for ingerida no almoço", diz.

Quantidade
Estudos já publicados que relacionaram a menor incidência de mortalidade por diabetes entre bebedores de café apontam que as substâncias presentes na bebida melhoram a sensibilidade do organismo à insulina, hormônio responsável por facilitar a entrada da glicose nas células do corpo.

Essas substâncias também evitam a oxidação das células beta, localizadas no pâncreas, que são responsáveis por produzir o hormônio.

"Os trabalhos já divulgados sugerem que o mais importante é a quantidade de café ingerida, e não o horário de consumo", diz o cardiologista Luiz Antônio Machado César, do InCor (Instituto do Coração), onde pesquisa sobre café e problemas cardiovasculares.

Recomenda-se beber ao menos duas xícaras de 150 ml para obter benefícios. Mas a indicação da bebida para prevenir o diabetes ainda não pode ser usada na prática médica.
"Não creio que o consumo de café, isoladamente, seja capaz de promover benefícios clínicos significantes em termos de impacto populacional", contrapõe Augusto Pimazoni, coordenador do Grupo de Educação e Controle do Diabetes do Hospital do Rim e Hipertensão da Unifesp e do Centro de Diabetes do hospital Oswaldo Cruz.
Fonte: FOLHA DE SÃO PAULO – SP