Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Probióticos podem reduzir a cólica em bebês


Nutrição e Saúde


Uma grande preocupação para as recém-chegadas mamães é a cólica infantil.  As cólicas são comuns em bebês desde o nascimento, principalmente depois dos 15 dias, seguindo até os três meses de vida, e normalmente ocorrem no mesmo horário. Raramente acontece em bebês com mais de seis meses de idade.

Mas a cólica, apesar de causar muita dor no bebê, é normal e esperada. A cólica infantil é um dos problemas mais comuns durante os primeiros três meses de vida de uma criança, e pode afetar até 28% dos recém-nascidos.

Ela é constituída por uma síndrome comportamental caracterizada por choro excessivo e inconsolável com nenhuma causa identificável.

Algumas dicas para aliviar a dor na hora das crises de cólica são: fazer compressas mornas na barriga do bebê, fazer ginástica com as perninhas do bebê ou mesmo massagear a barriga do bebê com as mãos aquecidas com movimentos circulares.

Mas uma novidade são os resultados de um estudo conduzido por pesquisadores italianos que avaliou se a administração oral de probióticos (Lactobacillus) poderia melhorar os sintomas da cólica em recém-nascidos e diminuir o tempo de choro relacionado com as cólicas nas crianças.

Os pesquisadores observaram que o uso de probióticos melhorou os sintomas de cólicas em lactentes em apenas uma semana de tratamento, o que sugere que os probióticos podem ter um importante papel no tratamento da cólica infantil.

Converse com seu farmacêutico ou nutricionista!